Mostra Literária de Salvador

Logo da mostra literária de salvador

BATE-PAPOS, OFICINAS, FEIRA LITERÁRIA e SESSÃO de AUTÓGRAFOS com AUTORES.

Sábado 13 de abril de 2019
Teatro SESI • Rio Vermelho

Programação

Todas as atividades são gratuitas.

Para as mesas, basta chegar com 30 minutos de antecedência para fazer o credenciamento. Já para as oficinas, é necessário que seja feita a pré-inscrição aqui no site. Os pré-inscritos que não se credenciarem no dia do evento com 30 min de antecedência, terão suas vagas disponibilizadas para os presentes em nossa lista de espera.

Mesas

2020-10-31 09h
Mesa de Abertura
Com Jaqueline Salles, Supervisora de projetos da Gerência de Biblioteca Livro e Leitura da FGM, Rebeca Lisboa e Pedro Duarte.
2020-10-31 09h:45
Blogueiros e agitadores literários de Salvador: entendendo o gosto de leitura do jovem soteropolitano
Com Alexandre Ribeiro, Anderson Shon, Lorena Ribeiro e Renata Pinheiro.
Mediador: Pedro Duarte.
2020-10-31 11h:30
Vida de Escritor no Brasil
Com Alex Simões e Ian Fraser.
Mediador: Pedro Duarte.
2020-10-31 14h
Mundo digital e literatura - das redes sociais para as editoras
Com Iris Figueiredo e Lidiane Ferreira.
Mediador: Pedro Duarte.

Oficinas

2020-10-31 09h
Escrita Criativa
Mediadora: Vanessa Brunt
2020-10-31 11h
Criação Literária
Mediador: Breno Fernandes
2020-10-31 13h
Oficina de HQ
Mediador: Oliver Borges
2020-10-31 15h
Contação de história na era digital
Mediadores: Emília Nuñez, Helena Nascimento e Tauan Carvalho

Outras Atividades

2020-10-31 08h:30 – 2020-10-31 17h
Construção da Obra Coletiva e Feira Literária.
2020-10-31 08h:30 – 2020-10-31 17h
Sessões de fotos e autógrafos com escritores.
2020-10-31 16h – 2020-10-31 16h:30
Encerramento com Sarau da Onça

Convidados

Foto do convidado Alex Simões
Alex Simões
Alex Simões é poeta, performer, oficineiro e tradutor de poesia . Publicou "trans formas são" (organismo, 2018), “Contrassonetos: catados & via vândala”(Mondrongo, 2015), "(hai)céufies“ (Esquizo, 2014) e "Quarenta e Uns Sonetos Catados” (Domínio Público, 2013). Colabora em Revistas Literárias, antologias e em blogs/sites de literatura.
Site Instagram
Foto do convidado Alexandre Ribeiro
Alexandre Ribeiro
Desde 2011 comanda o Blog Outro Garoto Lendo em que escreve resenhas e comentários sobre séries, filmes e livros de diversos gêneros, com destaque para os juvenis. Em seu blog, Alexandre também publica textos autorais acionando como motes filmes e livros que vão do clássico ao contemporâneo.
Site Instagram
Foto do convidado Anderson Shon
Anderson Shon
Escritor e professor. Lançou o livro Um Poeta Crônico no final de 2013 e, desde lá, já apareceu em coletâneas de poesia e de contos. Já ministrou oficinas em diversas feiras literárias da Bahia e é figura certa nos saraus de Salvador. Escreve uma coluna nerd na Correio Nagô, onde junta temas da cultura pop com questões raciais afirmativas, além de publicar periodicamente seus contos no próprio site andersonshon.com . É apaixonado por quadrinhos, filmes esquisitos e músicas que ninguém ousa ouvir. Prepara seu segundo livro para 2019 e tem evitado comer alface no almoço para não precisar dormir pela tarde.
Site Instagram
Foto do convidado Breno Fernandes
Breno Fernandes
Graduado em jornalismo, publicou sua primeira ficção infanto-juvenil, O mistério da casa da colina (FTD), em 2002. Em 2006, pelo mesmo selo, publicou Mil – a primeira missão. Em 2017 foi a vez de Mendax, o ladrão de histórias (FB Publicações/ Caramurê). E em 2018 publicou o romance juvenil Os fanzineiros (FTD), em que aborda temas como Fake News e bullying.
Site Instagram
Foto do convidado Emília Nuñez
Emília Nuñez
Escritora de literatura infantil e criadora do Projeto Mãe que lê, Emília já publicou sete livros, entre eles A menina da cabeça quadrada, A banda das meninas, Da raiz do cabelo até a ponta do pé e Brincar de livros. É uma das fundadoras da start up TIBI, cujo foco são livros personalizados para crianças.
Site Youtube Instagram
Foto do convidado Helena Nascimento
Helena Nascimento
Mulher negra, soteropolitana, formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNEB e especialista em Estudos Étnicos e Raciais pelo IFBA, é contadora de histórias de literatura negra, africana e indígena e coordena o Projeto Literário: O que tem atrás da porta? desde 2015 em escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana. Autora de textos infantis em ontologias nacionais, ganhou em 2017 o Prêmio Malê de Literatura, com o conto: Quixote, o “quirubim” do Sertão!
Youtube Instagram
Foto do convidado Ian Fraser
Ian Fraser
Graduado em Cinema e Vídeo, Fraser estreou, em 2015, com o romance O Sangue é Agreste, financiado via edital pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Com a obra ganhou o prêmio Jovem Autor Inédito pelo Selo João Ubaldo Ribeiro. No ano seguinte, a peça a peça A Máquina Que Dobra o Nada, escrita e produzida por ele, ganhou o Prêmio Braskem de Teatro, categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil. Pela editora Moinhos publicou Araruama: o livro das sementes (2017) e Araruama: o livro das raízes (2018). É também fundador do projeto Teclado Disléxico.
Site Instagram
Foto do convidado Iris Figueiredo
Iris Figueiredo
Nascida em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, Iris Figueiredo é autora de Céu sem estrelas e da duologia Confissões on-line. A escritora de livros para jovens é produtora editorial por formação e especializada em transmídia pela UERJ, além de trabalhar como revisora em uma editora universitária. Iris tem ampla bagagem como palestrante em escolas e eventos, e seus livros são histórias contemporâneas sobre jovens na transição entre a adolescência e a fase adulta, tentando encontrar seu lugar no mundo e se descobrirem.
Site Youtube Instagram
Foto do convidado Lidiane Ferreira
Lidiane Ferreira
Lidiane Ferreira é uma das idealizadoras do Enegrescência, projeto literário de Salvador/BA. Em 2016, foi uma das organizadoras e poetas da antologia Enegrescência - coletânea poética, publicada pela Editora Ogum's Toques. Em 2017 e 2018, participou respectivamente, com conto e poemas, dos volumes 40 e 41, dos Cadernos Negros, publicados pelo Quilombhoje Literatura. Ainda em 2018, teve um poema publicado na antologia Um girassol nos teus cabelos - poemas para Marielle Franco, lançado pela Quintal Edições. Em 2019, participou da revista Organismo nº5, com publicação de três poemas. É graduada em Letras Vernáculas e pós-graduada em Educação em Gênero e Direitos Humanos, ambos pela UFBA. Apesar de a sua escrita ter surgido do silêncio provocado pelo racismo, hoje a considera um fator de resistência, empoderamento e libertação. Há um livro solo no prelo para publicação neste ano.
Site Instagram
Foto do convidado Lorena Ribeiro
Lorena Ribeiro
Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutoranda na mesma instituição. É criadora de conteúdo no Youtube e Instagram juntamente com o Rafael Rocha, no projeto literário Passos entre Linhas. Lorena tem como foco a divulgação de autores brasileiros, principalmente, autoras negras
Youtube Instagram
Foto do convidado Oliver Borges
Oliver Borges
Oliver Borges, baiano nascido em Salvador, designer, ilustrador e quadrinista. Desde a sua infância nos anos 80 sempre foi apaixonado pela arte de contar histórias, sejam estas em forma de literatura, quadrinhos ou cinema. Passando pelo desenho técnico industrial, publicitário e quadrinista independente, criador do projeto Aurora Comics em 2009, hoje atua no mercado internacional de Comics (quadrinhos americanos) como desenhista e arte-finalista. Já fez trabalhos pra editoras americanas como a Valiant Entertainment, Arkhaven e Upper Deck.
Instagram
Foto do convidado Pedro Duarte
Pedro Duarte
Jornalista, idealizador e fundador do Festival Bacanudo, autor da série Tony Moon: está tudo fora de controle! (LeYa). Como jornalista, já colaborou com os veículos Superinteressante, Vida Simples, youPIX e Tech Tudo. É editor-chefe do Jovem Nerd.
Instagram
Foto do convidado Rebeca Lisboa
Rebeca Lisboa
Relações Públicas; Especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas; Especialista em Inovação de Novos negócios em Marketing Digital; Empreendedora Criativa; Palestrante sobre Comunicação Empática e Aspirante à Escritora. Realizadora, Ariana, Viajante, Curiosa, Leitora e Amante dos livros. Realizadora da Mostra Literária de Salvador.
Instagram
Foto do convidado Renata Pinheiro
Renata Pinheiro
Apaixonada por literatura, música eletrônica e moda é graduanda em Relações Públicas e, desde 2016, mantém o blog Digaí Leitores espaço em que publica regularmente comentários e resenhas sobre produtos culturais como livros.
Instagram
Foto do convidado Sarau da Onça
Sarau da Onça
O grupo Sarau da Onça atua em Sussuarana (Novo Horizonte) há mais de cinco (7) anos, ocupando um lugar de importância ímpar na cidade de Salvador, atraindo jovens e adolescentes para atividades culturais. O Sarau da Onça desempenha suas atividades com o apoio da CENPAH e o grupo de jovens e adolescentes que organiza o evento o faz voluntariamente e sem recursos financeiros, buscando parcerias na comunidade onde mora e fora dela, sempre que possível.
Site Youtube Instagram
Foto do convidado Tauan Carvalho
Tauan Carvalho
Tauan Carvalho têm construído a prática de oficinas de produção de Bonecas Abayomi no intuito de disseminar o entendimento desse símbolo identitário, de poder e tradição afro-dispórica como insumo e dispositivo para o letramento e fortalecimento da cultura afro-brasileira e construção de um sentimento de autoafirmação e pertencimento, facilitando a discussão da importância histórica e social em torno das bonecas através da contação das histórias rizomáticas que nos atravessam.
Instagram
Foto do convidado Vanessa Brunt
Vanessa Brunt
Vanessa Brunt é jornalista, colunista do jornal Correio da Bahia, escritora, youtuber e fundadora do site Não Óbvio, vinculado ao portal iBahia. A jovem de 23 anos é autora de seis livros, lançados no Brasil e em Portugal. Apesar de chamar a atenção no campo literário pelas poesias e contos, a também cronista ficou conhecida na web, principalmente, pelas suas frases, que circulam em plataformas como Pinterest e Instagram.
Site Youtube Instagram

Obra Coletiva

Durante a Primeira Mostra Literária de Salvador construímos uma obra coletiva com os visitantes e participantes do evento. Utilizamos o conceito de “P.L.O.S.A”, utilizado por escritores e roteiristas, onde cada letra da sigla tem um significado na construção do texto: “P” de personagem: aqui, as pessoas nomeiam e caracterizam o personagem;
“L” de lugar: onde se passa a história;
“O” de objeto: um objeto importante que deve ser agregado à história;
“S” de situação: contexto no qual o personagem está inserido. A situação é algo que acontece no cenário onde o personagem está, mas que não depende dele para ocorrer.
“A” de ação: o que o personagem faz a partir da situação. O PLOSA busca o máximo aproveitamento das ideias de forma que, mesmo que sem conexão direta, personagem, lugar, objeto, situação e ação podem ser interligados. Para conferir o resultado da Obra coletiva, clique no botão abaixo. Divirta-se!

Contato

Fale com a gente!

Se estiver com alguma dúvida ou desejar fazer alguma sugestão, somos todos ouvidos. ;)

Parceiros